Pular para o conteúdo principal

Conversa sobre A Visão das Plantas

 


Mais um encontro do Clube do Livro que foi recheado de boa conversa. Na noite de 4 de setembro falamos sobre a obra A Visão das Plantas, da jovem escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida.

Conversamos sobre a complexidade do livro, seu estilo e contexto histórico. Os participantes destacaram que a partilha abriu a mente e ajudou a entender diversos pontos da trama, que conta a história de Celestino, um antigo capitão de navio negreiro que cometeu grandes atrocidades, mas que não se arrependeu de nenhuma delas, terminando seus dias solitário, cuidando com muito esmero de um jardim.

Além da conversa, mediada por Viridiana Bueno, fomos presenteados com um poema escrita pela participante Edna, sobre o personagem central da obra, o capitão Celestino.

Como tem acontecido nos últimos encontros, realizamos o sorteio de um livro. A ganhadora foi Daniela Santana, participante ativa do Clube. Mesmo morando em São Paulo devido aos estudos, ela participou e foi contemplada. Escolherá o livro de presente e receberá pelos Correios.

A participação da Daniela é muito inspiradora, mostrando como o Clube do Livro pode alcançar pessoas mesmo à distância. A Literatura tem mesmo o poder de superar o espaço e o tempo e estar presente a quem desejar.

No próximo encontro, vamos conversar sobre a obra Relato de um Certo Oriente, de Milton Hatoum. Será dia 2 de outubro, primeiro sábado do mês.

Caso você não tenha o livro, procure a Biblioteca e leia gratuitamente e no conforto de sua casa na plataforma de leitura digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco anos de encontros

No dia 31 de maio de 2019, o nosso Clube do Livro completou cinco anos. Em junho, nosso encontro foi especial, em comemoração ao aniversário. Tivemos um convidado de honra, o professor Mestre João Leonel, que foi o nosso primeiro mediador e que, juntamente com a Milene França, tiveram a ideia de iniciar o clube. O livro sobre o qual falamos foi "O alienista", de Machado de Assis. Além de falarmos sobre a obra, foi um momento de confraternização e de lembrar bons momentos vividos em nossos encontros desde o primeiro, lá em 2014.  Desde então, muitas pessoas estiveram conosco, algumas se uniram ao grupo permanentemente, outras comparecem quando podem e a cada nova reunião, temos participantes que vêm pela primeira vez. Todos fazem parte dessa história e são fundamentais para que ela continue. Também realizamos, durante esses cinco anos, eventos especiais, como saraus, encontros com autores e em outos locais, como o Senac, o Centro Histórico e até uma roda de conv

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

Tivemos um ótimo encontro do Clube do Livro no dia 5 de junho, sábado, para conversar sobre Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. A reunião foi mediada pela jornalista voluntária Fernanda Gehrke.  O enredo se passa num ambiente rural, apresentando as dificuldades do povo nordestino que sofre com as secas e cheias do sertão, com a pobreza e o trabalho puxado da roça. Mas a obra apresenta principalmente a questão da posse da terra e das gritantes desigualdades sociais. O leitor também permeia imperfeitas, mas intensas relações familiares, especialmente entre as irmãs Bibiana e Belonísia, que narram grande parte da trama. O debate nos levou a conversar sobre diferentes aspectos desta temática, como os refugiados de guerra e as disparidades que vemos, infelizmente tão perto de nós, que acontece durante a pandemia, desde acesso a recursos de saúde ao aproveitamento escolar das crianças das diferentes classes econômicas. A leitura escolhida para o próximo mês é Brasil: Um Construtor de Ruína

Nosso histórico até 2018

O Clube do Livro de Itapetininga iniciou suas atividades em 30 de maio de 2014 (as fotos são do primeiro encontro). Desde então, foram lidos e debatidos dez livros por ano. Portanto, 46 leituras até dezembro de 2018. A proposta, com este novo blog, é registrar cada um dos encontros a partir de 2019, com a colaboração dos participantes do clube. Nos meses de julho e dezembro, costumamos dar uma parada nas leituras para realizar um sarau na biblioteca. Sempre são convidados artistas, escritores e pessoas da região interessadas em apresentar seus talentos. A seguir, uma relação do que já foi lido desde nosso primeiro encontro: 2014 O cavaleiro inexistente, de Ítalo Calvino O filho eterno, de Cristóvão Tezza Walden ou a vida nos bosques, de Henry David Thoreau Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago A hora da estrela, de Clarice Lispector Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf Contos dos becos de Goiás e outras histórias mais, de Cora Coralina 2015 A confissão da leoa, de