Pular para o conteúdo principal

2019/1 - Uma Duas, de Eliane Brum

Em nosso primeiro encontro de 2019, conversamos sobre "Uma Duas", de Eliane Brum. Um relato forte sobre a relação de uma jornalista com sua mãe, que passa a exigir cuidados de saúde depois de um longo período afastada da filha.

Um certo incômodo com a leitura foi inevitável, bem como alguma surpresa com o final da história.

Além de descrever a relacao entre mãe e filha, o livro fala como foi a criação da mãe de Laura (Maria Lúcia), que foi criada apenas por seu pai, cercada de cuidados e sem contato com outras pessoas, vivendo uma vida isolada. As consequências desse isolamento em sua vida são descritas na obra.

O livro traz diversos temas a serem discutidos e analisados, como:

-Isolamento x exposição
-Distanciamento entre as pessoas ou falta de diálogo
-Empatia

Discutimos as partes que achamos interessantes do livro e levantamos questões de como o conhecimento sobre o mundo faz a diferença, pois a personagem principal foi criada pelo pai, isolada, conhecendo apenas o que o pai permitia, sem saber nada além do que ele achava apropriado. Ele queria protegê-la e acabou criando uma moça indefesa, que continuou sofrendo uma dependência afetiva com o porteiro, pois era a única vida que ela conhecia, era única relação com o mundo além do pai; ele se aproveitou de sua inocência diante do desconhecimento do mundo.

Ela sofreu situações de estupro e diante desse fato tinha repulsa, não sentia o sentimento de ser mãe, até que um dos bebês a olhou de uma forma que nunca tinha sido olhada e então ela o salvou, mas mesmo assim não tinha amor de mãe, ela não sabia o que era isso, ela nunca tinha sido cuidada ou amada.

No encontro, refletimos que os animais têm sentimentos de cuidado com suas crias. Como era possível ela não querer os bebês, ela não amar os filhos como partes dela? Chegamos à conclusão que isso também é aprendido, talvez perdemos um pouco desse instinto quando passamos por traumas muito grandes na vida, quando não conseguimos sentir o carinho, o amor.

Ficamos um pouco chocadas com a linguagem em que a autora escreve, muito crua, muito realista, de uma forma brusca, podendo ser comparada com a linguagem do livro O Cortiço. No encontro, muitas relataram que tiveram dificuldades em começar o livro, mas se surpreenderam com o rumo que a história levou e mesmo as que não puderam ler contribuíram relevantemente com a discussão, que foi muito produtiva.

Nós nos mostramos curiosas em conhecer mais sobre a autora, para saber o que a levou a escrever uma história assim, gostaríamos de saber suas experiências de vida e compreender o que a motivou a escrever uma história tão surpreendente e tão chocante.

Para quem quiser conhecê-la, segue um vídeo com uma palestra dela no TED:


Nossa próxima leitura será "O estrangeiro", de Albert Camus. A participação no Clube do Livro de Itapetininga é gratuita e não é preciso se inscrever previamente. O próximo encontro será no dia 9 de fevereiro, às 16h, na Biblioteca Municipal de Itapetininga.

Acompanhe também nossa página no Facebook: www.facebook.com/clubedolivrodeitapetininga

*Texto de Ariadne Pereira, Daniela Santana e Fernanda Gehrke.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clube do Livro conversa sobre livro de Eliane Brum

  A noite do primeiro sábado de julho foi para o Clube do Livro se reunir e ter uma longa conversa sobre o livro Brasil, um construtor de ruínas, da premiada jornalista brasileira Eliane Brum, com a mediação voluntária da jornalista Fernanda Gehrke. O livro traça um panorama político e social do país, desde à ascensão do Partido dos Trabalhadores ao poder até o início do governo do atual presidente, Jair Bolsonaro. O debate rendeu profundas reflexões, não só de caráter político, como social, racial e de saúde pública, sem deixar de lado temas relacionados à pandemia pela qual estamos passando, o aumento das notícias falsas e a banalização dos discursos de ódio, infelizmente tão comum em nossos dias. Se você ainda não leu a obra, ela está disponível no acervo virtual da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque. Para saber como ter acesso, entre em contato pelo Whatsapp 99825-6949. A próxima reunião será dia 7 de agosto, às 19h30, para conversar sobre a obra O Médico

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

Tivemos um ótimo encontro do Clube do Livro no dia 5 de junho, sábado, para conversar sobre Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. A reunião foi mediada pela jornalista voluntária Fernanda Gehrke.  O enredo se passa num ambiente rural, apresentando as dificuldades do povo nordestino que sofre com as secas e cheias do sertão, com a pobreza e o trabalho puxado da roça. Mas a obra apresenta principalmente a questão da posse da terra e das gritantes desigualdades sociais. O leitor também permeia imperfeitas, mas intensas relações familiares, especialmente entre as irmãs Bibiana e Belonísia, que narram grande parte da trama. O debate nos levou a conversar sobre diferentes aspectos desta temática, como os refugiados de guerra e as disparidades que vemos, infelizmente tão perto de nós, que acontece durante a pandemia, desde acesso a recursos de saúde ao aproveitamento escolar das crianças das diferentes classes econômicas. A leitura escolhida para o próximo mês é Brasil: Um Construtor de Ruína

Conversa sobre A Visão das Plantas

  Mais um encontro do Clube do Livro que foi recheado de boa conversa. Na noite de 4 de setembro falamos sobre a obra A Visão das Plantas, da jovem escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida. Conversamos sobre a complexidade do livro, seu estilo e contexto histórico. Os participantes destacaram que a partilha abriu a mente e ajudou a entender diversos pontos da trama, que conta a história de Celestino, um antigo capitão de navio negreiro que cometeu grandes atrocidades, mas que não se arrependeu de nenhuma delas, terminando seus dias solitário, cuidando com muito esmero de um jardim. Além da conversa, mediada por Viridiana Bueno, fomos presenteados com um poema escrita pela participante Edna, sobre o personagem central da obra, o capitão Celestino. Como tem acontecido nos últimos encontros, realizamos o sorteio de um livro. A ganhadora foi Daniela Santana, participante ativa do Clube. Mesmo morando em São Paulo devido aos estudos, ela participou e foi contemplada. Escolherá