Pular para o conteúdo principal

Seis anos de Clube do Livro de Itapetininga

Cerimônia de premiação - Retratos da Leitura 2019
Em meio a uma pandemia global, que não é o melhor dos cenários, nosso clube do livro completa seis anos de encontros. O mais recente foi virtual, em abril, sobre "Carta ao pai", de Kafka. Para este mês de maio, falaremos sobre "Crônica de uma morte anunciada", de Gabriel García Marquez.
Sarau e amigo-livro no Cazulo, encerramento 2019

Durante o período de um ano em que o blog não foi atualizado, mantivemos nossos encontros mensais. Entre as leituras, estiveram "Morte em Veneza", de Thomas Mann e "1984", de George Orwell.

Ainda em 2019, o Clube do Livro de Itapetininga também foi indicado ao Prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro (IPL). Foi uma honra estar entre as 12 iniciativas de todo o país finalistas desse prêmio tão relevante.

O encontro final de 2019 foi outro momento especial. Tivemos um sarau e nosso tradicional amigo-livro, dessa vez num espaço aconchegante da cidade, que conta com sebo, cursos, venda de artesanato e outras atrações, o Cazulo.

Encontro de janeiro sobre "Eles não usam black-tie"
Em janeiro, nosso encontro foi sobre a peça "Eles não usam black-tie", de Gianfrancesco Guarnieri. A conversa sobre arte e política foi muito produtiva. Infelizmente, em um momento no qual o medo de novos impulsos repressivos assola o país. Em fevereiro tivemos nosso último encontro presencial antes da pandemia, sobre o livro "Quarto de despejo", de Carolina de Jesus.

É claro que os encontros on line não se comparam a nossas reuniões presenciais. Perdemos em espontaneidade, perdemos a possibilidade do abraço e do aperto de mãos, do olho no olho... mas ainda somos nós conversando sobre livros. Por isso seguimos. Seguros, separados fisicamente, mas juntos, sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco anos de encontros

No dia 31 de maio de 2019, o nosso Clube do Livro completou cinco anos. Em junho, nosso encontro foi especial, em comemoração ao aniversário. Tivemos um convidado de honra, o professor Mestre João Leonel, que foi o nosso primeiro mediador e que, juntamente com a Milene França, tiveram a ideia de iniciar o clube. O livro sobre o qual falamos foi "O alienista", de Machado de Assis. Além de falarmos sobre a obra, foi um momento de confraternização e de lembrar bons momentos vividos em nossos encontros desde o primeiro, lá em 2014.  Desde então, muitas pessoas estiveram conosco, algumas se uniram ao grupo permanentemente, outras comparecem quando podem e a cada nova reunião, temos participantes que vêm pela primeira vez. Todos fazem parte dessa história e são fundamentais para que ela continue. Também realizamos, durante esses cinco anos, eventos especiais, como saraus, encontros com autores e em outos locais, como o Senac, o Centro Histórico e até uma roda de conv

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

Tivemos um ótimo encontro do Clube do Livro no dia 5 de junho, sábado, para conversar sobre Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. A reunião foi mediada pela jornalista voluntária Fernanda Gehrke.  O enredo se passa num ambiente rural, apresentando as dificuldades do povo nordestino que sofre com as secas e cheias do sertão, com a pobreza e o trabalho puxado da roça. Mas a obra apresenta principalmente a questão da posse da terra e das gritantes desigualdades sociais. O leitor também permeia imperfeitas, mas intensas relações familiares, especialmente entre as irmãs Bibiana e Belonísia, que narram grande parte da trama. O debate nos levou a conversar sobre diferentes aspectos desta temática, como os refugiados de guerra e as disparidades que vemos, infelizmente tão perto de nós, que acontece durante a pandemia, desde acesso a recursos de saúde ao aproveitamento escolar das crianças das diferentes classes econômicas. A leitura escolhida para o próximo mês é Brasil: Um Construtor de Ruína

Nosso histórico até 2018

O Clube do Livro de Itapetininga iniciou suas atividades em 30 de maio de 2014 (as fotos são do primeiro encontro). Desde então, foram lidos e debatidos dez livros por ano. Portanto, 46 leituras até dezembro de 2018. A proposta, com este novo blog, é registrar cada um dos encontros a partir de 2019, com a colaboração dos participantes do clube. Nos meses de julho e dezembro, costumamos dar uma parada nas leituras para realizar um sarau na biblioteca. Sempre são convidados artistas, escritores e pessoas da região interessadas em apresentar seus talentos. A seguir, uma relação do que já foi lido desde nosso primeiro encontro: 2014 O cavaleiro inexistente, de Ítalo Calvino O filho eterno, de Cristóvão Tezza Walden ou a vida nos bosques, de Henry David Thoreau Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago A hora da estrela, de Clarice Lispector Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf Contos dos becos de Goiás e outras histórias mais, de Cora Coralina 2015 A confissão da leoa, de